Bem vindo ao meu Blog.

Seja um seguidor e recomende-o a seus amigos.
Aproveite o conteúdo, deixe uma mensagem ou comentário!

Volte sempre!
Nazareth Ribeiro

Siga-me também no twitter:


http://twitter.com/nazarethribeiro

Site:

http://www.nazarethribeiro.com/

terça-feira, 5 de junho de 2012

Provas escolares devem ser feitas em sala separada

Estudantes com TDAH devem assistir às aulas normalmente com colegas, mas precisam de algumas atenções especiais. Provas, por exemplo, habitualmente são feitas em sala separada, pois ver os colegas entregando a avaliação antes mesmo que ele comece a responder geralmente faz com que o aluno com TDAH entregue sua prova também, mas com tudo em branco.


A diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação, Martinha Clarete Dutra, diz que, em 2008, o ministério fez um grupo de trabalho com representantes da sociedade que elaborou diretrizes para ensino de alunos com TDAH e outros transtornos. O documento final foi encaminhado às secretarias de Educação de todo o país.


— A orientação é garantir a todos o acesso à aprendizagem, sem estigmatizar ninguém e colocando as famílias dentro do processo, mas lembrando que questões clínicas cabem às políticas de saúde, e não à educação — adverte Martinha.


A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, acrescenta que cada escola tem uma forma de atender.


— A lei garante diferenciação na proposta pedagógica de cada instituição de ensino. Para quem tem TDAH, pode-se disponibilizar um "ledor" ou até alguém que escreva. 


A escola pode pedir à família que envie acompanhante, já que muitas crianças assim sentem necessidade de sair de sala a cada 15 minutos — diz Amábile.


Segundo ela, todas as escolas brasileiras têm condição de dar o suporte necessário aos alunos com TDAH. Não é o que pensa Luis Claudio Megiorin, coordenador da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos.


— Muitas escolas dizem que fazem educação inclusiva, mas não têm especialistas, não têm assistência pedagógica, não investem nessa área. Outras vão levando de forma meio improvisada, no estilo "ok, deixa ele aí". Queremos inclusão de forma técnica, responsável — reivindica Megiorin.




Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

domingo, 20 de maio de 2012

Neuroterapia e Neurocoaching para Alta Performance

Palestra na FGV ( Fundação Getúlio Vargas) em 17/05/2012


        Tânia ( coordenadora do MBA Executivo em Saúde da FGV me apresentando a turma)



                                                           Durante a apresentação!





                                               No final, a conversa com os alunos!





                                              Com Tânia, depois do trabalho cumprido!


quinta-feira, 3 de maio de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Feriado é para Todos?

No feriado do dia 1º de maio comemoramos o dia do trabalho.
Quem dera que todos pudessem comemorar esta data! Sabemos que isto não é privilégio de todos, trabalhar no que gostam. Que pena!
A escolha profissional é um processo muito importante na vida de qualquer pessoa. Ela pode significar a realização pessoal e profissional no futuro e a felicidade de uma vida de projetos e conquistas.
É um processo complexo, que demanda auto-conhecimento, informação profissional e priorização para a escolha assertiva e desapego das não escolhas.
Escolher uma profissão adequada à sua realidade e às suas características pode levá-lo ao sucesso, ao bem estar, ao prazer. Valorize o momento de sua escolha profissional, se informe, criterize, pense em seus objetivos.
Trabalhar e sentir-se realizado não é para todos, mas os que conseguem podem realizar-se a cada dia, a cada projeto realizado, a cada tarefa realizada, a cada hora de trabalho bem sucedida.
Desejo a todos, mesmo os que pensam não ter muito a comemorar um feliz Dia do Trabalho!
Bjs,
Nazareth Ribeiro